Como montar rapidamente um cubo magico 3×3 sem fórmulas: esquema com fotos

Numerosas tentativas de dobrar o cubo de Rubik falharam? Todas as instruções apresentadas na Internet são escritas por profissionais, e para os não muito inteligentes a solução parece muito confusa? Você acha que é impossível resolver esse quebra-cabeça? Seguindo as nossas instruções passo-a-passo, você pode não apenas montar completamente o quebra-cabeça mais popular do mundo sem fórmulas, mas também entender como você o fez isso.

Você precisará:
1

Com o que começar

Então, seu objetivo é coletar o Cubo de Rubik. Para fazer isso, sem saber como funciona e em que consiste, não funcionará.

O cubo Rubik padrão 3×3 é um cubo 3D mecânico, cada face da qual é colorida em uma cor diferente.
A versão tradicional é azul, verde, branco, amarelo, vermelho e laranja. Faces:

Com o que começar

Elementos centrais 6 peças, uma para cada lado. Eles podem girar em torno do eixo, mas nunca mudam de posição, ou seja, estão sempre na posição “correta”. Na foto eles estão pintados de marrom.
Elementos de cantos 8 peças, cada uma com 3 cores diferentes. Na foto eles são roxos.
Bordas 12 peças com duas cores diferentes. Eles estão entre os cantos – azul claro na foto.
Há um total de 20 peças móveis no Cubo de Rubik (12 bordas e 8 cantos) e a decisão depende diretamente de como elas podem mudar de posição.

Ao virar um lado, vemos que os elementos centrais permanecem no lugar, a borda se move para o lugar onde as bordas deveriam estar, e o canto no canto.

A partir disso, segue-se que cada elemento tem um certo tipo, que não muda depois de virar (a borda continua sendo borda, o centro-centro).

  • Se você não vai participar de competições, você pode tomar qualquer cubo. Os jovens e crianças devem comprar um quebra-cabeça de fabricantes chineses. Ao escolher, considere o seguinte:
    - É melhor tomar um cubo dos modelos mais recentes, prevê as deficiências de versões anteriores, e é mais refinado.
    - O cubo correto deve ser fácil de girar, com um bom corte nos cantos.
    - Os cubos para profissionais podem ser desmontados e configurados.

  • O Cubo Clássico consiste em 12 elementos laterais ou de borda de duas cores (12 "bordas").

  • Há muitas maneiras de montar um cubo. Há aqueles que permitem montar em duas ou três fórmulas, mas em algumas horas. Outras, memorizando algumas centenas de fórmulas, permitem que você monte um cubo em 1 minuto ou 20 segundos.

2

Base

Nosso objetivo é colocar todos os elementos nos lugares certos. Para determinar a direção na qual você precisa virar e o “lugar certo” de um quadrado, você precisa focar toda sua atenção nos elementos centrais, porque eles, como dissemos, têm uma posição fixa.

Base

Por exemplo, a borda que fica entre o centro vermelho e o verde, respectivamente, é vermelho-verde, então você precisa se concentrar no fato de que perto do centro verde há uma costela da mesma cor, perto do elemento central vermelho a borda é vermelha.

O canto é sempre tricolor, então você precisa garantir que ele seja colocado entre os elementos centrais das respectivas cores.
3

Etapa 1. Montamos as bordas de um lado

A primeira coisa que você precisa fazer é escolher a cor a partir da qual começar. Neste exemplo, a cor primária é amarela, será apresentada em todos os esquemas. Todos são livres para escolher a opção que preferirem e começar com ele.

Então, se o elemento central superior é amarelo aqui, então o fundo, respectivamente, é branco (está no lado oposto em quase todos os modelos do Cubo de Rubik).

A fim de montar um cubo Rubik 3×3, primeiro você precisa estabelecer uma cruz em sua face superior – colocar todas as bordas da cor selecionada (no nosso caso, amarelo) nas posições apropriadas em torno do elemento central.
Deve ser feito em uma determinada ordem, de modo que a segunda cor da borda corresponda ao elemento central próximo.

Etapa 1. Montamos as bordas de um lado

Este passo é o mais difícil de explicar para quem não sabe como montar um cubo Magico. Esta tarefa é mais fácil de resolver sozinho e você, sem dúvida, terá sucesso nisso após um curto exercício.

É nesse estágio que a maioria dos novatos param, montam uma cruz, depois um lado – mais, infelizmente, muito poucas pessoas avançam.

Se você está montando um cubo de acordo com o esquema eureka, recomendamos resolver o primeiro passo sozinho, ignorando os exemplos abaixo.

Para quem não consegue fazer isso, segue abaixo um diagrama de como montar uma cruz. Tenha em mente que você terá que repetir este passo 4 vezes – um para cada lado.

Etapa 1. Montamos as bordas de um lado

  1. Pegue o Cubo de Rubik em suas mãos e vire-o de modo que o centro fique amarelo no topo (ou outra cor de sua escolha) e o fundo seja branco.
  2. Procure pelas faces amarelas no plano inferior. Preste atenção nas duas cores da borda.
  3. Se você encontrar a borda amarela abaixo, gire a camada até que a borda com o quadrado amarelo ocupe a posição em “seu lugar” na face superior.
  4. Siga um destes procedimentos:

а) Amarelo “olha” para baixo

Etapa 1. Montamos as bordas de um lado

b) Amarelo olha em frente

Etapa 1. Montamos as bordas de um lado

c) A borda na camada intermediária

Etapa 1. Montamos as bordas de um lado

Nota: se o quadrado amarelo estiver na camada superior, mas não estiver orientado corretamente em relação ao centro próximo, mude sua posição, colocando outro elemento em seu lugar.

Depois disso, a borda estará em uma das três posições descritas acima. Usando o esquema, coloque-o no lugar “certo”. Repita todas as etapas para cada borda amarela e monte a cruz na camada superior do Cubo Magico.

4

Etapa 2. Montamos a borda superior

Se você foi capaz de montar a cruz, então é necessário montar toda a camada superior, isto é, colocar os cantos em seus lugares, um por um. Nós não podemos colocá-los como queremos, porque cada canto tem um lugar especialmente reservado para ele, que é determinado pelas cores em que consiste.

Etapa 2. Montamos a borda superior

Assim como na etapa anterior, existem várias soluções que seguiremos.

Lembre-se de que todas as ações devem ser repetidas 4 vezes – uma para cada canto.

Etapa 2. Montamos a borda superior

  1. Gire o Cubo de Rubik de forma que a camada amarela fique no topo e a camada branca na parte inferior.
  2. Procure um canto com um quadrado amarelo na camada inferior. Observe os outros 2 cores sobre ele.
  3. Torça a camada inferior de modo que o canto fique sob o “seu” lugar.
  4. Use uma das soluções abaixo:

а) amarelo olhando para a esquerda

Etapa 2. Montamos a borda superior

b) amarelo olha para a direita

Etapa 2. Montamos a borda superior

c) o amarelo está abaixo

Etapa 2. Montamos a borda superior

Preste atenção: se não houver canto amarelo na camada inferior do cubo de Rubik, isso significa que está na camada superior, mas não em seu lugar.
Você precisa colocar qualquer canto da camada inferior para cima (executando a primeira solução, por exemplo). Dessa forma, você obterá um canto amarelo na camada inferior.

Repita para cada canto até que você monte a camada superior completamente.

5

Etapa 3. Algoritmo para a montagem da segunda faceta

Queremos montar a segunda camada do cubo. Lembre-se de que os elementos centrais são fixos, por isso não há necessidade de mudar seus lugares e pensar em como colocá-los. Tenha em mente que as etapas abaixo terão que ser repetidas 4 vezes – uma para cada borda.

  1. Tome o cubo de maneira que haja uma camada branca na parte superior e uma amarela na parte inferior que já montamos
  2. Procure uma borda sem branco em ambos os lados na camada superior.
  3. Gire a camada superior até que a cor dessa borda e o elemento central correspondam ao lado, formando um T. invertido.
  4. Siga uma das soluções abaixo, escolhendo um exemplo, dependendo de onde a borda estar localizada – esquerda ou direita.

Existem várias opções possíveis:

1) A borda deve se mover para a direita de onde está localizada.

Etapa 2. Montamos a borda superior

2) A borda deve se mover para a esquerda de onde está agora.

Etapa 2. Montamos a borda superior

Nota: se a camada superior não tiver um elemento extremo sem branco em ambos os lados isso significa que eles estão na camada intermediária, mas não em seus lugares.
Coloque qualquer outra borda da camada superior em seu lugar. Desta forma, você obterá uma borda na camada superior sem um quadrado branco e poderá movê-la, de acordo com as instruções acima.

Repita este passo 4 vezes – um para cada borda.

6

Etapa 4. Segunda Cruz

Então, montamos as duas primeiras camadas do Cubo Magico. Agora devemos garantir que os 4 elementos extremos da camada superior tenham uma cor branca, formando uma cruz. Nesta fase, vamos nos concentrar apenas nos elementos extremos, sem prestar atenção aos cantos.

Na face superior do cubo, pode haver quatro bordas brancas ou duas ou nenhuma. Se todas as quatro bordas brancas estiverem no lado superior, você pode pular essa etapa e ir para a próxima. Se houver duas bordas, você precisará usar uma das seguintes opções, dependendo de como elas estão localizadas uma em relação à outra: lado a lado ou oposto.

1) bordas adjacentes

Etapa 4. Segunda Cruz

2) As bordas opostas são branco

Etapa 4. Segunda Cruz

3) Nenhum quadrado branco está certo

Se não houver nenhum quadrado branco na camada superior, faça uma das duas opções descritas acima e você obterá 2 quadrados brancos na camada superior. Depois disso, faça a seqüência necessária de ações, dependendo da situação obtida.

Etapa 4. Segunda Cruz

Desta maneira montamos a segunda cruz.

7

Etapa 5. Como montar a segunda cruz

Na etapa anterior, dobramos a segunda cruz. Nesta etapa, faremos com que os lados da cruz coincidam em cores com os elementos centrais das faces correspondentes. Vamos nos concentrar apenas nas bordas brancas do cubo, sem prestar atenção aos cantos.

  1. Gire a camada superior do Cubo de Rubik até que as duas bordas combinem em cores com o elemento central das faces correspondentes. Se apenas uma borda corresponder, continue a girar.
  2. Use um dos exemplos a seguir, dependendo da posição que as bordas laterais ocupam – de forma seqüencial ou oposta entre si.

а) bordas adjacentes

Etapa 5. Como montar a segunda cruz

b) bordas opostas

Etapa 5. Como montar a segunda cruz

Assim, colocamos corretamente a segunda cruz do Cubo Magico.

8

Etapa 6. Montagem dos cantos

Nós já colocamos todos os elementos do Cubo de Rubik en seu lugar, exceto pelas partes de canto da última camada.

O objetivo do penúltimo passo é colocar os cantos corretos, sem prestar atenção à sua orientação. Então você precisa saber exatamente quando o canto tomou a posição correta.

Então, o canto é colocado corretamente, se os elementos centrais próximos corresponderem à cor com 3 partes do canto.

Considere alguns exemplos de quando os cantos são colocados incorretamente e quando eles tomam a posição correta para montar o Cubo de Rubik.

Etapa 6. Montagem dos cantos

É possível que todos os 4 cantos estejam em seus lugares, desde o início (com segurança, prossiga para a próxima etapa), ou apenas um canto seja colocado corretamente ou nenhum. Se apenas um canto tomar o seu lugar, siga um dos exemplos abaixo, escolhendo aquele que lhe permitirá colocar todos os elementos em seus lugares.

1) 3 cantos não em posição (a)

Etapa 6. Montagem dos cantos

2) 3 cantos não em posição (b)

Etapa 6. Montagem dos cantos

3-4) Nenhum canto colocado corretamente

Se nenhum dos 4 cantos ocupar o lugar “deles”, faça um dos exemplos acima – assim, você poderá colocar um deles no lugar. Em seguida, faça a ação dependendo do que você tem.

Etapa 6. Montagem dos cantosEtapa 6. Montagem dos cantos

De esta manera montamos o cubo Magico 3×3, colocando os cantos em suas posições. O último passo – girando os cantos da última camada, vamos resolver o enigma completamente.

9

Etapa 7. Como montar

No estágio anterior, colocamos todos os elementos em seus lugares. Resta apenas girar os cantos para resolver o cubo de Rubik e montá-lo completamente. Nesse estágio, pode haver dois, três ou quatro cantos incorretamente direcionados na última camada.

Se houver dois cantos orientados incorretamente, siga um dos exemplos abaixo, dependendo da situação que surgiu.

Certifique-se de ler isto antes de girar as faces do cubo.

Muito importante! Esta etapa não é tão simples quanto as outras, mas é muito mais difícil. Antes de começar, você deve saber algumas coisas. A opção 1 tem várias sub-opções, então primeiro você precisa entender qual é a certa para você. Para resolver este passo, faça a primeira sequência de ações. Depois disso, siga os passos necessários, dependendo da versão da tabela vermelha que você recebeu.

Opção 1. Os dois cantos não estão orientados corretamente. Observe que o canto “adjacente” precisa ser girado no sentido horário.

Etapa 7. Como montar

Opção 2-3. Os três cantos estão incorretamente orientados.

Se os 2 cantos não estiverem orientados corretamente, monte o cubo de Rubik, seguindo o primeiro exemplo – desta forma você obterá apenas 2 cantos incorretamente orientados. Por fim, faça a sequência de ações, dependendo da situação que você deixou.Etapa 7. Como montarEtapa 7. Como montar

Opção 4. Todos os cantos não estão orientados corretamente.

Se nenhum dos 4 cantos não estiver orientado corretamente, siga o primeiro exemplo dado. Em seguida, escolha uma solução adequada à sua situação.

Etapa 7. Como montar

Se você fez tudo corretamente e ainda seguiu nossas instruções, então parabéns! Você montou o Cubo de Rubik você mesmo!

10

Fatos interessantes

Se você não conseguiu montar o Cubo Magico na primeira vez, não desanime e não recuse as tentativas. Não procure maneiras fáceis.

Você ficará interessado em saber que Yerno Rubik, o inventor do quebra-cabeça mundialmente famoso, passou um mês inteiro resolvendo-o.

Mostre paciência e perseverança, você certamente terá sucesso! Tendo resolvido o Cubo de Rubik uma vez, não pare por aí. Talvez você seja um novo recordista. Você também pode aprender as habilidades de um jogo de dominó ganha-ganha, segredos de xadrez e outros jogos de lógica.

E aqui, a propósito, há algo para mostra:

  • Você pode ser o mais rápido. O registro atual é de 5,5 segundos. As pessoas que estão envolvidas em montagem de alta velocidade são chamadas speedcubers.
  • Talvez você queira ser o mais original? O cubo de Rubik é coletado com olhos fechados, pernas, etc. Aqui, também, tem seus próprios registros e você pode vencê-los.
  • E os mais criativos e inventivos desenham com a ajuda do Cubo Magico e, a propósito, criam verdadeiras obras-primas de incrível beleza.

Esperamos que tenhamos inspirado você e ajudado a descobrir como montar um Cubo de Rubik. Se você estiver interessado em jogos e quebra-cabeças, provavelmente estará interessado em aprender os segredos do jogo de dominós или regras do xadrez. Esses conhecimento não são apenas fascinantes, elas têm um efeito positivo em sua memória e contribuem efetivamente o desenvolvimento de habilidades mentais. Uma boa opção para um passatempo interessante com amigos.

11

Perguntas e respostas frequentes

  • Este é um algoritmo simples que ajuda a definir os cubos de canto no lugar. Entre os speedcubers, é chamado de "pif-paf". Parece assim: R U R' U’.

  • Untar as partes plásticas do cubo para obter a montagem mais confortável, você precisa com graxa de silicone. Você pode comprá-la em praticamente qualquer loja de peças de rádio. É necessário prestar atenção à sua consistência. É líquida, grossa ou muito grossa.
    Nós encaixar a mistura das opções 1 e 2, em casos extremos, a opção 2.
    Se a graxa é muito líquida, seus lados vão aderir uns aos outros muito. A grossa remove a velocidade de rotação. Se você misturar os dois tipos de lubrificante, essa é a consistência ideal.

  • Muitas pessoas fazem a pergunta: "Como montar um cubo de Rubik, se eu desmontá-lo, não posso montá-lo de volta?" Na maioria das vezes isso acontece na última camada. Você pode não seguir exatamente os algoritmos. Mas se você seguir os esquemas com precisão, você deve montar-lo. Se não, o problema pode ser o seguinte - os fabricantes chineses fabricam cubos de qualidade diferente - desde profissionais até os que desmoronar nas primeiras rotações. Se o cubo tiver quebrado, ele deve ser montado corretamente.
    Em um cubo com duas camadas montadas com uma chave de fenda plana ou faca, retire a tampa do cubo central da terceira camada, retire-a, usando uma pequena chave Phillips para desparafusar o parafuso (não perca a mola no parafuso). Com cuidado, retire os cubos dos cantos e laterais da terceira camada e cole-os na cor correta à cor. No final, insira e aperte o cubo central desaparafusado anteriormente (não aperte demais). Parafusar a terceira camada. Se estiver girando firmemente, solte o parafuso, se estiver muito leve, aperte-o. É necessário que todos as bordas estejam aparafusadas com o mesmo esforço. Depois disso, feche a tampa do cubo central.

Comentários dos especialistas

Vladimir Melnikov, spidkuber
Tenho 5 anos de experiência na construção de cubos de várias opções. Participou também nas competições de montagem a velocidade. De minha própria experiência, afirmo que o cubo Magico é agora popular entre pessoas de diferentes faixas etárias e, de fato, pode ser montado em 1 minuto.

Este artigo é uma excelente instrução para aqueles que ainda não dominam a técnica de montagem do cubo, uma vez que o mecanismo de montagem mais simples é descrito aqui. É também chamado de método CFOP ou Jessica Friedrich. Para as pessoas que estão começando a se familiarizar com o Cubo Magico, essas informações serão um bom guia.

Com aqueles que não estão acostumados a ficar parados, compartilharei um segredo mais da montagem. Este é o método de Morozov. Primeiro, gire as cores branca e amarela nos cantos em direções opostas. Em seguida, colete os cantos, depois as colunas - ou seja, coloque as arestas que não contêm branco e amarelo. Em seguida, vire as costelas brancas e amarelas em direções opostas, montamos sucessivamente todas as costelas. O último passo é o rearranjo dos centros. Eu concordo que o método não é fácil. Mas se você já sabe como montar um cubo de maneira padrão, recomendo tentar. Afinal, versões mais complexas do cubo estão disponíveis agora, então você precisa se desenvolver. Por exemplo, um cubo 17x17, que é considerado o maior. Variantes multifacetadas também foram criadas, por exemplo, o tetraedro ou a pirâmide de Meffert, octaedra, megaminx e gigaminx. E o mais recente desenvolvimento do criador do cubo - a bola de Rubik. Eu tenho certeza que você será capaz de dominar esses quebra-cabeças também, se você praticar constantemente

Se você encontrar um erro, por favor, selecione um fragmento de texto e pressione Ctrl+Enter.

Gostou da instrução?

1 Sim Não 0

Adicionar um comentário

Este e-mail já foi cadastrado. Usa Forma de entrada ou introduze outro.

Digitou login ou senha incorreta

Desculpe, para comentar precisa de entrar no site.